Rede Globo Rede Record Rede Bandeirantes TV Cultura TV Manchete HBO FOX

quarta-feira, 24 de março de 2010

Quem Ama Não Mata









Autoria:
Euclydes Marinho
Colaboração: Denise Bandeira e Tânia Lamarca
Direção: Daniel Filho e Dennis Carvalho
Produção do núcleo: Daniel Filho
Período de exibição: 12/07/1982 – 06/08/1982
Horário: 22h
Nº de capítulos: 20


A História

- Com concepção de Daniel Filho e Euclydes Marinho, Quem ama não mata é ambientada no Rio de Janeiro e aborda o relacionamento amoroso na classe média através da história de cinco casais, cada um com uma visão particular sobre casamento, amor e fidelidade.
- Alice (Marília Pêra) e Jorge (Cláudio Marzo) são casados há oito anos e levam uma vida tranqüila. Ele é dentista, e ela, dona-de-casa. Felizes, passam a imagem do casal perfeito, que vive em total harmonia apesar de anos de convivência. Entretanto, ninguém sabe que os dois enfrentam a dificuldade de ter um filho, o que a cada dia traz à tona apreensões que o casal não consegue superar.
- Há dois anos Alice tenta engravidar e não consegue. No início da história, ela decide procurar um médico e faz inúmeros exames. Jorge também se submete a diversos exames e acaba descobrindo que é estéril. Decepcionado, ele não consegue revelar a verdade à Alice, e a deixa sofrer com a angústia por não conseguir realizar o sonho de ser mãe. Como Alice e Jorge não discutem os problemas da vida a dois, a relação do casal vai sendo prejudicada a cada dia que passa. A falta de diálogo entre eles acaba tornando o casamento insustentável. A supervalorização de pequenos incidentes acabam por levá-los à violência.
- A relação de Laura (Suzana Vieira), irmã de Alice, e Raul (Paulo Villaça) é outra trama da história. Arrojados, ela é naturalista, mora em Mauá, na Serra da Mantiqueira, Rio de Janeiro, acredita em astrologia e trabalha como tradutora. Antes de conhecer Raul, foi casada duas vezes. Ele é o oposto dela: um homem de negócios, que vive viajando a trabalho. Também já teve outros relacionamentos amorosos, mas se encanta por Laura assim que a conhece e se apaixona loucamente. Laura tenta manter sua independência a todo preço e gosta da relação nada convencional que tem com Raul: cada um em seu canto. Ele, por sua vez, considera o casamento a única opção possível para a felicidade dos dois e sofre com a recusa de Laura, que não quer dividir o mesmo teto com um homem pela terceira vez.
- Laura é mãe de duas meninas, Júlia (Denise Dumont) e Ângela (Monique Curi), e tem um relacionamento tumultuado com ambas. Júlia é namorada de Chico (Daniel Dantas), a quem ama, mas acaba se envolvendo com Lucas (Buza Ferraz). Juntos, Júlia e Chico buscam uma saída para enfrentar a presença de uma nova pessoa entre eles. Ao contrário de Alice e Jorge, os dois conversam muito, com total sinceridade e franqueza, na tentativa de recuperar a confiança que tinham um no outro. Eles brigam, discutem, fazem as pazes, e procuram, de todas as formas, revigorar e fortalecer a relação estremecida.
- Através da trama dos pais de Alice e Laura, o general Flores (Dionísio Azevedo) e dona Carmem (Norma Geraldy), acompanhamos a história de um casamento de muitos anos, um amor tranqüilo, muito companheiro. Dona Carmem é uma simpática professora de piano, que sofre com os problemas das filhas e netas. Nem ela nem o marido compreendem o estilo de vida que as filhas têm, mas estão sempre ao lado delas para o que der e vier.
- Já o casal Odete (Tânia Scher) e Fonseca (Hugo Carvana) vivem entre tapas e beijos. Emergentes, ele morre de ciúmes da mulher e tenta controlar e vigiar todos os seus passos. Odete, por sua vez, é uma mulher alegre e expansiva e não suporta ser cerceada. Apesar das inúmeras e fortes discussões, os dois se amam e sabem que uma relação a dois é mesmo feita de altos e baixos.
- Quem ama não mata é toda narrada em flashback. No primeiro capítulo, o telespectador fica sabendo que alguém morreu assassinado: Jorge ou Alice. O misterioso crime é o elemento de ligação entre as diversas histórias de amor, algumas tristes, outras marcadas pela esperança. No último capítulo, o mistério é revelado.


Elenco


* Cláudio Marzo - Jorge
* Marília Pêra - Alice
* Daniel Dantas - Chico
* Denise Dumont - Júlia
* Paulo Villaça - Raul
* Suzana Vieira - Laura
* Hugo Carvana - Fonseca
* Tânia Scher - Odete
* Dionísio Azevedo - General Flores
* Norma Geraldy - Dona Carmem
* Gracindo Júnior
* John Herbert
* Angela Leal
* Silvia Bandeira
* Buza Ferraz

Curiosidades

- Foram gravados dois finais para a minissérie, cada um com um assassino diferente. Somente na hora de ir ao ar, o diretor Daniel Filho decidiu qual desfecho da história seria apresentado. O escolhido foi aquele em que Jorge assassina Alice. A cena em que Alice mata Jorge foi exibida depois, no programa Fantástico.

- Como no início da minissérie a narrativa enfatizava a rotina dos personagens, o diretor Daniel Filho criou um recurso para reforçar a expectativa do público em torno do assassinato. A vinheta que fechava cada bloco, antes dos comerciais, terminava com o barulho de um tiro, o que marcava a idéia da tragédia que viria a acontecer.


- O objetivo da equipe foi realizar um trabalho denso, baseado no diálogo e, principalmente, nas emoções. Embora a violência seja um tema forte da trama, Quem ama não mata é uma história contada em tons suaves, o que, na época, marcou definitivamente a proposta de diversificação das Séries brasileiras.
- Daniel Filho conta que o projeto das Séries brasileiras foi fundamental para a produção de dramaturgia da Rede Globo, que, até então, tinha como foco as telenovelas. A idéia de produzir minisséries abriu espaço para uma nova linguagem e perfil de produtos. Daniel Filho, Walter Avancini e Paulo Afonso Grisolli assumiram a direção do projeto e implementaram as primeiras minisséries, formato que vem sendo produzido pela TV Globo até hoje. Quem ama não mata foi a primeira produção do Núcleo Daniel Filho. Segundo o diretor, algumas histórias da minissérie foram baseadas nas experiências pessoais dele e dos autores da trama.
- A minissérie inspirou-se em crimes passionais que haviam mobilizado a opinião pública na época. O título veio de uma frase que as feministas pichavam nos muros de Belo Horizonte, na época do julgamento de Doca Street, assassino de sua mulher, Angela Diniz: “Quem ama não mata.”
- O autor Euclydes Marinho fez uma ponta no primeiro capítulo da minissérie, como um assaltante.

- A minissérie foi reapresentada, em formato compacto de 15 capítulos, em setembro de 1985, às 22h15.
- Quem ama não mata foi vendida para vários países, como Bolívia, Colômbia, Espanha, Guatemala, Panamá, Portugal e Uruguai.

Trilha sonora:
- O tema de abertura era Se queres saber, de Peterpan, na voz de Nana Caymmi.

1 comentários:

Neide Charroche disse...

Esta minissérie foi maravilhosa e manteve o interesse e o suspense até o último minuto!
Gostaria de assisti-la novamente, mas não há dvds à venda...